EU POSSO SER LÍDER?

O que é necessário para ser o chefe? Entenda a diferença de gerentes para líderes.”                                                                                       RICHARD BRONSON, Ceo Virgin

LIDERAR – esta aí uma competência que sempre fez e vai continuar fazendo a diferença nas empresas. E, daqui pra frente, cada vez mais. Se tem um “skill” que sugiro ser lapidado na sua vida profissional é LIDERANÇA.

A propósito da aula que vou ministrar na pós-graduação da Universidade Tuiuti do Paraná, de Liderança Estratégica, à convite da professora Denise Stacheski, reposto este paper aqui. Fiquei a vontade para comentar, concordar, discordar e contribuir. Sim, especialmente meus “pupilos”… mas os comentários estão abertos para todo mundo.

Me inspirei ainda mais sobre o tema ao palestrar num Workshop da Amcham, em Joinville e Curitiba. O desafio que tivemos lá, com a Daniele Martins, diretora de RH da Novozymes e José Damigo Neto, Ceo da Racco foi, justamente, Liderança Inspiradora. Senti que executivos, de todos os níveis, estão na busca de conhecer mais sobre esta arte e, especialmente, querendo praticar, o que é o melhor. Só o prazer pelo tema e o exercício diário, intenso e constante nos fará líderes e pessoas melhores.

Acompanhe a nossa série e vamos juntos fazer valer esta frase, que gosto muito:

“O analfabeto do Século XXI não será a pessoa que não souber ler ou escrever, mas quem não souber aprender, desaprender e reaprender”. Alvin Tofler

Sua empresa e o mundo precisam de você, LÍDER, uma competência que pode sim ser aprendida, lapidada e desenvolvida. Tudo depende da nossa vontade. Premissa: para liderar é preciso querer, ter esta vontade, até porque, em maior ou menor grau, sempre lideramos.

Peter Drucker tem uma frase sobre liderança que adoro. Até deixei na mesa de um um chefe que tive. Ela diz o seguinte:

“Onde existe uma empresa de sucesso, alguém tomou uma decisão corajosa”. Líderar na essência, é para os fortes.

Ah, pegue uma caneta e papel para gente ir conversando e anotando coisas. Pode ser?

VAMOS AO QUE INTERESSA – LIDERANÇA

O termo LÍDER vem do inglês “leader”, que significando “caminho, jornada e viajar”.

Gostei desta origem e, a primeira coisa que nos vem em mente é aquela bela viagem. Não que não seja a saga do líder, o SUCESSO, mas a viagem não é tão simples assim.

A despeito do “glamour” o posto tem sim os seus espinhos e desafios mas, apesar deles, está aí uma posição em que o ocupante se orgulha dos resultados. Já entendemos que LIDERAR não são apenas os holofotes da fama. Tem todo um terreno a ser desbravado, o que requer INTELIGÊNCIA, ESTRATÉGIA, FORMAÇÃO DE TIME, COMUNICAÇÃO e assim por diante. Mais a frente vamos tratar, especificamente, dos atributos de liderança moderna presentes num gestor transformador. Agora, a grande pergunta que muita gente faz está no sub-título.

É POSSÍVEL APRENDER A SER LÍDER?

A boa notícia – dá sim para aprender.

O desafio – você tem que querer muito, ter PAIXÃO por liderar, por gente, por projetos, por resultados e metas grandiosas. Precisa ter um espírito transformador e, tratando de liderança empresarial moderna, antes de começar a pensar na sua empresa, tem que criar uma estrutura sólida pessoal e, o primeiro pilar a ser construído é do seu PROPÓSITO.

Uma vez ouvi da Terezinha Éboli, uma consulta inigualável, uma analogia interessante. No avião, a aeromoça, durante as orientações, diz: “Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão sobre a sua cabeça. Primeiro vista a sua máscara e só depois ajude outras pessoas”.

Num primeiro momento isso só egoísmo, mas é preciso estar vivo e muito bem para se construir grandes coisas. Assim é o LÍDER moderno. Se resolve primeiramente. Afinal, como aprendi com o Damigo, para atingir grandes resultados é quase impossível não sair com alguns arranhões. Em frente na tarefa então, de autoconhecimento, melhoria pessoal e contínua. Você só será bom o suficiente para sua empresa, colaboradores e sociedade se for bom com você mesmo e, aqui, amplio, para a família também, que é o maior bem e presente que podemos ter.

Repito – é possível aprender e aperfeiçoar a sua liderança e, o mundo e empresas estão cada vez mais carentes de líderes acima da média.

AGORA, QUEM É ESTA FIGURA, O LÍDER?

Ele é a pessoa que conduz o time rumo a resultado, ao ALVO, à META que foi acordada dentro da empresa. A gente pode falar tudo, do carismático, simpático, generoso, bondoso e tudo mais. Tem o líder da moda, da onda… Sim, tem ainda o psicopata, que até me gerou um vídeo, tem o insano, o trator… Particularmente admiro e prefiro os mais humanizados, mas o bom líder entrega resultado junto com a equipe. O que foi combinado não é caro e nem barato, é justo, ouvi de um diretor de primeira e amigo, Marco Túlio e nunca esqueci.

Aliás, bom mesmo, antes de todas as definições e ensinamentos livrescos, é ver dentro da trincheira corporativa como o líder se mostra e como ele é visto. E, neste caso, tem de todas as matizes. Não vou escrever agora sobre isso (TIPOS DE LÍDERES NA FAUNA CORPORATIVA – bom tema, não? Tem macaco, preguiça, pato, iena e, claro, tigre, leão e etc). Gostei. Está aí. Vou fazer um paper com este título e abordagem, sem demérito aos bichinhos,  qualquer briga com os ecologistas e sociedade protetora dos animais. É que algumas analogias e comparações podem facilitar o entendimento. Estou aqui pensando nos chefes ienas e preguiças… Deixa pra lá… voltaremos, com certeza.

Mas você já está imaginando, não… que bicho é seu chefe. Tomar que seja um bicho bom. Se não, pode dar um daqueles sorrisinhos. Se estiver na empresa, com ele por perto, só com o canto da boca. Se estiver em casa, manda aquela gargalhada, que está entalada e chama a família para entrar na brincadeira, mas cuidado, seu chefe pode estar em casa fazendo a mesma brincadeira com você. Sobre isso, no meu canal do You Tube, fiz um vídeo com boas comparações também. Veja lá qual é o seu troféu! Limão, Goiaba ou Miojo?

Aberrações corporativas à parte, é bom que se diga, temos sempre os dois lados nas empresas: da liderança e dos colaboradores. Ninguém é perfeito.

Vamos seguir na nossa conversa, agora mais didáticos.

10 PERGUNTAS PARA QUEM QUER LIDERAR

Partindo do princípio de que você ocupa uma posição de gestão na sua empresa e quer dar um a boa virada no seu perfil, ajustando-se às melhores práticas, deixo algumas perguntas importantes a serem respondidas.

  1. – Você sabe para onde está indo?

  2. – Conhece os objetivos de curto, médio e longo prazo?

  3. – Compreende as metas e custos para atingi-las?

  4. – Tem domínio da sua área?

  5. – Tem visão holística do negócio – interna e externamente?

  6. – As metas são realizáveis?

  7. – Como está sua relação com a equipe?

  8. – Colaboração está na pauta do seu time?

  9. – Inovação é o que vai levar a empresa ao próximo patamar?

  10. – Você tem um plano pessoal de carreira e desenvolvimento?

 Confira o vídeo que postei no TOP DE GESTÃO NO YOU TUBE 

MUDE OU MORRA

Atenção – o que te trouxe até aqui não te levará ao passo seguinte. Estamos cansados de ouvir, como sinalização de que empresas e negócios, que até então sempre foram um grande sucesso, por falta de um líder visionário, estão fadados a morrer. Isso mesmo, vão falir.

E, temos exemplos frequentes neste sentido, de quem perdeu tudo ou de quem se reinventou. Claro, felizmente temos um bom número de empresas que conseguiram, neste cenário sombrio, colocar em pé negócios disruptivos. Imagino que estes líderes, com alguns descontos, devem nos inspirar no que eles têm de melhor.

O Sandro Magaldi e José Salibi Neto, no Gestão do Amanhã dedicam um capítulo inteiro do livro para falar deste novo ser que tem nas mãos o peso e o prazer de conduzir empresas, pessoas e negócios a um novo ciclo e patamar – o LÍDER.

Na linha que citei acima, dos chefes psicopatas (já teve algum assim?) os autores destacam que não mudamos muito do início do século passado, do estilo manda quem pode, obedece quem tem juízo. Eles compararam estes tipos aos feitores do regime escravocrata. Eu, particularmente, digo que nossas empresas estão repletas de gestores que vestem uma terninho bonitinho, para aparecer como modelo na capa de revista, mas nos bastidores da companhia promovem atrocidades de todo tipo. Desmandos de verdade, que fogem dos bons manuais de gestão e liderança.

ME RECOMENDARAM NÃO MOSTRAR MAIS ESTE VÍDEO, MAS EU INSISTO. É SOBRE CHEFES PSICOPATAS. NADA CONTRA A DOENÇA, MAS ESTE TIPO DE GENTE DEIXA OS OUTROS DOENTES. GERAM TRISTEZA, ANGÚSTIA, DEPRESSÃO E POR AÍ VAI. SE A EMPRESA TE FAZ EMAGRECER OU ENGORDAR DEMAIS, CUIDADO.

VOCÊ VAI FICAR CARECA TAMBÉM… SE ORGANIZE CAIA FORA, URGENTE. NÃO É À TOA QUE O NÚMERO DE CASOS DE SUICÍDIO, NO JAPÃO E INCLUSIVE NO BRASIL, ESTÁ AUMENTANDO ENTRE EXECUTIVOS E GERENTES.

Clique aqui e veja o vídeo onde falei sobre chefes tóxicos e psicopatas…

Fisguei no livro Gestão do Amanhã, gostei e recomendo, até fiz uma resenha dele, uma frase forte.

“O mundo corporativo, com líderes encasulados em seus confortáveis e seguros gabinetes, não passa incólume a esta transformação. A arrogância proveniente de quem sabe de tudo e traz em seu repertório a certeza das verdades absolutas, constrói uma barreira quase intransponível para a invasão do novo. Convicções muito arraigadas têm um efeito perverso, que favorece a manutenção do ‘status quo’”.

RESENHA DO GESTÃO DO AMANHÃ , livro que gostei e recomendo, está aqui.

– Seja o líder que você gostaria de ter, sempre provoquei meus times de liderados e ainda os alunos das pós graduações.

E, nesta linha, construo, de forma colaborativa, com palavras (como na foto que ilustra a cabeça deste post) as expressões que definem melhor um grande líder. Veja lá com atenção e anote as que mais te impactarem. Sim – faço uso delas. Afinal, queremos provocar liderança na prática por aqui.

Liderar, pensando num comandante de exército ou governante, ou num diretor e presidente de empresa, em tempos de paz é “mamão com mel”. Quero ver segurar o rojão no meio de uma crise ou reconstrução. Para mim, é neste cenário que surge um líder forte e respeitado. Historicamente temos muitos exemplos de reconstrutores, diplomatas, inovadores, corajosos, guerreiros e por aí vai. Vamos apresentá-los nos próximos artigos da série.

7 VIRTUDES DE UM LÍDER DIFERENCIADO

Agora, em linhas gerais, depois de ter te provocado a responder perguntas de autoconhecimento, quero apresentar o que considero grandes virtudes da liderança que, em suma, estão muito ligadas a essência de um grande e diferenciado ser humano.

– Entusiasmo

Deus dentro de si. A âncora da fé pontilha o futuro de valor de um grande líder. É só seguir.

– Integridade

Tem valores e princípios. Propósito, como citei, usando um termo atual e ética. Esta última, ingrediente em falta e que vem sendo flexibilizada, se me entendem. Se é para levar vantagem, não é crime. Atenção e cuidado.

– Firmeza

Persistente para atingir objetivos. Líderes são respeitados, não necessariamente populares. Tem metas e fazem tudo para atingi-las, preferencialmente com o entendimento e colaboração do time.

– Imparcialidade

Tratamento diferente para as pessoas, mas de forma igualitária.

– Zelo

Gostar do que faz e das pessoas.

– Humildade

Característica própria dos melhores líderes. Oposto de arrogância. Um bom líder gosta de ouvir as pessoas, aprender e investe, genuinamente, nesta habilidade. E, naturalmente, tira vantagem deste investimento.

– Confiança

Contagia o grupo, mas não pode ser em excesso, pois fica muito perto da arrogância.

     

Mais uma lista interessante, não? Agora, quem seriam grandes líderes, que te inspiram com suas biografias ou ainda nas suas passagens por empresas e na vida. Eu tive alguns, felizmente, que entraram para minha história de vida nas empresas. Quem sabe faço uma crônica do que aprendi com eles. E você? Anote quem foi e as características diferenciadas que eles tinham e que podem agregar, positivamente, ao seu perfil.

Então, no caminho da liderança de resultados e autoconhecimento, você sabe identificar seus pontos fortes e fracos? Que tal anotá-los agora, rapinho… #ficadica

É tanta coisa para gente aprender, não?

“Temos aí uma nova tecnologia. Um novo mercado gerador e consumidor de mídia. Vivemos uma revolução de “terabits” por segundos e precisamos de profissionais que façam a roda girar e, ao mesmo tempo, estejam antenados e preparados para fazer parte desta revolução digital.Gente inspirada e transformadora.”

José Nascimento – jornalista, professor e executivo de mídia.

]

CURSO RÁPIDO DE LIDERANÇA EM 7 PASSOS

               Eu gosto da simplicidade destas dicas que anotei há muito tempo e me seguem. Confira:

1.           Seis palavras mais importantes:

EU ADMITO QUE COMETI UM ERRO

2.           Cinco palavras mais importantes:

EU ESTOU ORGULHOSO DE VOCÊ

3.           Quatro palavras mais importantes:

QUAL É A SUA OPINIÃO?

4.           Três palavras mais importantes:

PODERIA, POR FAVOR

5.           Duas palavras mais importantes:

MUITO OBRIGADO

6.           A palavra mais importante:

NÓS

7.           A palavra menos importante:

EU

 E AÍ, ESTAMOS USANDO ESTE MANUAL???

Quer ver como é fácil aprender. Comece, hoje, mais tardar amanhã cedo, fazendo igual a quem te inspira. Manifeste, inclusive, GRATIDÃO.  Ligue, mande um e-mail, zap ou sinal de fumaça para esta pessoa contando que ela tem te motivado a ser um líder melhor e que o exemplo dela está ressoando e fazendo a diferença. Agora, quer outra fica?

Aliás, a propósito do print acima, se era péssimo assim, não era um líder na verdade. Quer a dica do quadro – risque, delete, nunca copie este tipo de comportamento expressado nas palavras que anotou. Aliás, rasgue este papel rapidinho. O líder que não querer ter, não devemos ser.

“O melhor líder é aquele que as pessoas mal sabem que ele existe;

não tão bom é aquele que as pessoas obedecem e aclamam;

pior quando o desprezam.

Deixe de honrar as pessoas que deles deixaram de honrar você.

Mas de um bom líder, que pouco fala, quando a sua tarefa estiver terminada, sua meta atingida, todos dirão: isso fomos nós mesmos que fizemos”

Lao-Tse, filósofo chinês, VI a.C

6 DEGRAUS PARA ATINGIR GRANDES METAS

Quem está à frente de uma equipe e quer que este time seja de ALTA PERFORMANCE precisa ficar atento, especialmente, ao que chamo dos 6 DEGRAUS PARA ATINGIR GRANDES METAS. Precisa viver isso e inspirar sua equipe para estas premissas.

  1. –             Objetivos claros e realistas

  2. –             Senso de propósito compartilhado

  3. –             Otimização de recursos

  4. –             Atmosfera de abertura

  5. –             Administração da derrota

  6. –             Resistência às adversidades

 “A tarefa da liderança não é introduzir grandeza na humanidade, mas fazer com que se manifeste, pois a grandeza já está nela”

John Buchan

Agora, na jornada do líder, que sempre digo, na maioria das vezes é solitária, o que e como fazer para “manter a moral da tropa”. Não raro, por conta de algum tipo de empecilho maior ou adversidade, a equipe fica desmotivada. O mesmo acontece com o LÍDER, que precisa buscar todas as formas possíveis e imagináveis para superar estas barreiras. E, neste sentido, para facilitar o entendimento e uso prático, no dia-dia mesmo da sua empresa, organização e na vida (em qualquer situação, pois entendo que todos somos líderes) lanço mão e compartilho o que chamo de

7 CAMINHOS PARA MOTIVAR A TROPA.

Meio coisa de treinamento militar, mas não precisa exagerar na pegada. Vai na PAZ e no ritmo da sua equipe. Aperte na medida certa. Este é o segredo.

1.           Esteja motivado

2.           Selecione as pessoas

3.           Tenha metas realistas

4.           O progresso motiva

5.           Pense em recompensas – prêmios

6.           Reconhecimento – elogio

7.           Crie novos projetos e desafios inovadores

               E aí. O que achou desta primeira conversa sobre Liderança Inspiradora – EU POSSO SER LÍDER? – parte 1?

RESUMO FINAL

Se você quer, se você gosta e tem paixão por liderar, você pode aprender esta maravilhosa arte. Eu mesmo sou um que aprendi e venho me aperfeiçoando, a cada dia. E, a verdade é que vamos morrer e não seremos líderes na sua plenitude. Sempre tem coisas que podemos agregar para melhorar nossos resultados pessoas e profissionais. Vamos neste desafio e caminhada?

Espero que as dicas de hoje tenham sido úteis. Conte pra nós. Deixe aqui sua dica e opinião. Crie também seu perfil aqui na nossa comunidade, para a gente poder debater e discutir temas relacionados ao Recursos Humanos, Liderança, Gestão, Inovação e Empreendedorismo.

UMA ÚLTIMA PÍLULA – LÍDERES BUSCAM SUCESSO. MAS VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS SEGREDOS DAS PESSOAS DE SUCESSO? CONFIRA AQUI, RAPIDINHO. ANOTE E DEPOIS ME CONTE.

https://www.youtube.com/watch?v=7sijDXpr5Q8

Ah, sim, na próxima aula na pós, com certeza, vou trazer novas dicas, sugestões e “insights” e, quem sabe, consigo produzir um artigo colaborativo sobre um dos temas de liderança? Se você é a aluno da turma e leu este “paper” exclusivo, está feita a provocação.

PARA TODOS – Contribua com dicas e sugestões aqui na nossa comunidade. Siga ainda minhas postagens e publicações em outras redes sociais.

Meu canal no You Tube está aqui.

No LinkedIn siga minhas postagens, vídeos e conversas

Eu também estou no Instagram e no Tweeter

E tem ainda o nosso site. Dá uma passadinha lá para ver o que fazemos.

 

Anterior

Próximo

Pin It on Pinterest

Share This
WhatsApp chat