Eu estou no LINKEDIN há mais de 10 anos. Como apaixonado pela comunicação em todas as suas formas, executivo de empresas e estrategista digital digo que faço os meus laboratórios de experimentação. Ah – primeira coisa: elas são uma amostra de opinião, sem rigor técnico ou estatístico. Dito isso, bora lá.
É o seguinte: tem gente que não está gostando, pois elas invadiram o feed da rede social.
O LINKEDIN soltou a corda e, parece, liberou o algoritmo. Assim, elas estão bombando atualmente. Eu já estou testando as ENQUETES há quase um ano (desde fev 2021) e vou contar minha vivência PRÁTICA nesse período beta, que tem sido interessante. Ao que tudo indica, a funcionalidade passou no teste e prova de fogo.
BIZU DO LINKEDIN
Com 740 milhões de usuários no mundo e cerca de 50 milhões no Brasil, a testagem em grupos fechados ou mais amplos tornou- se uma prática da rede social. Vide o caso das LIVES, stories, newsletter e, agora, a enquete. Recentemente, FIQUEI SABENDO que na Europa já estariam avaliando a possibilidade de algo em áudio na rede social, uma espécie de PODCAST do LINKEDIN. Fato é que essa rede social, como eu digo, PROFISSIONAL, não para de crescer e se reinventar.
Claro – não é perfeita e eu também vivo fazendo críticas, algumas até vão desfilar por aqui, diretas ou em alfinetadas necessárias. Alguém tem que falar, não?
FOCO NA ENQUETE ZÉ NASCIMENTO
– Você já usou o recurso da enquete do LINKEDIN? Ainda não!
Olha, se essa foi a sua resposta, com certeza você já foi impactado por algum bom curioso de plantão, como gosto de dizer. Ah, sem problemas e já confesso: – EU SOU UM DELES.
Com ‘testador’ das novas funcionalidades, por conta da construção de estratégias digitais, das mentorias e aulas de LINKEDIN, nem poderia ser diferente.
Tenho uma coleção de dados e informações que elas já me geraram de forma rápida, fácil e, gratuitamente. Lembrando – são amostras. No próprio LINKEDIN você pode acompanhar um artigo meu, mais amplos sobre as enquetes.
TUTORIAL BE-A-BÁ
Do ponto de vista operacional, fazer uma enquete no LINKEDIN é muito simples. O recurso está disponível tanto para usuários de smartphones (basta clicar no sinal de +, para nova publicação e buscar enquete) e no desktop. Neste caso, vai no feed, clica em começar publicação e pede para adicionar enquete. Abriu?
DICAS DO TOP DE GESTÃO
1. Antes de sair postando, invista um tempo e ESTUDE o assunto;
2. Escolha um TEMA que seja de interesse do seu negócio;
3. Liste quais são as principais DÚVIDAS ou questões a serem abordadas;
4. Estabeleça uma PERGUNTA central a ser feita;
5. Liste, de forma inteligente, até 4 possíveis RESPOSTAS;
6. Faça um bom texto de abertura. CONTEXTUALIZE o assunto. Peça colaboração da rede;
7. Aproveite bem o resultado da sua enquete: COMPARTILHE o resultado, faça um post ou artigo trazendo os dados e uma análise.
Gostou das dicas? São simples, mas podem AJUDAR a construir perguntas assertivas. Lembrando, mais uma vez, que só podem ser colocadas até quatro questões, quantidade que inclusive vem sendo criticada e, a meu ver, com razão. Sinceramente, não entendi o motivo. Q
Quanto ao período, a enquete pode ficar aberta de um a sete dias.
UMA DAS MINHAS EXPERIÊNCIAS
Tenho dado aulas em cursos de pós-graduação e feito palestras e mentorias falando sobre tendências, criatividade e inovação. A base é meu livro, TOP DE GESTÃO – MUNDO 6.0, onde falo de empreendedorismo, gestão, liderança, comunicação e startups. Para tirar uma temperatura, antes de um treinamento, lancei esta enquete, que foi vista por mais de 120 mil pessoas (base dez – 2021) e, ainda, teve quase 3.200 votos. Destaque ainda para as reações e comentários, provando que as pessoas querem participar das conversas nas redes sociais.
Sobre os resultados, considerando, claro, o audiência do Linkedin, foi revelador: 34% ainda acreditam que precisam crescer no quesito CRIATIVIDADE e 66% dos que participaram da amostra se consideram pessoas criativas. (Para mais cases acesse meu artigo no LINKEDIN)
Mas, agora mesmo, observando dois amigos, o Paulo Fernando Silvestre e o João Paulo Pacífico, vi que as enquetes que fizeram tiveram mais de 2 mil respostas, sem falar da riqueza gerada nos comentários. O primeiro trouxe uma questão relacionada ao UBER e o segundo falou sobre as taxas de juros cobradas pelos bancos.
NÃO TEM MÁGICA
Bem, vira e mexe tem um desses mágicos prometendo:
– Vou te ensinar a bombar nas redes.
Sempre digo que tenho minha própria receita e é GRÁTIS: para saber sobre alguma coisa em qualquer REDE SOCIAL, teste, pilote e faça o seu próprio laboratório.
Seja seu próprio guru. Ah, vamos conversar por aí. Estou no YOUTUBE com o TOP DE GESTÃO, que deu origem ao meu livro MUNDO 6.0 , no Linkedin (leia mais sobre as enquetes por lá – falei até de vários resultados de enquetes que fiz) e ainda no instagram do TOP DE GESTÃO.
Pra encerrar, pedi a opinião de alguns amigos dos LINKEDIN sobre as enquetes, que deixo num outro artigo aqui no blog do SITE.