7 DICAS PARA FAZER UMA ENQUETE DE SUCESSO NO LINKEDIN

Eu estou no LINKEDIN há mais de 10 anos. Como apaixonado pela comunicação em todas as suas formas, executivo de empresas e estrategista digital digo que faço os meus laboratórios de experimentação. Ah – primeira coisa: elas são uma amostra de opinião, sem rigor técnico ou estatístico. Dito isso, bora lá.

É o seguinte: tem gente que não está gostando, pois elas invadiram o feed da rede social.
O LINKEDIN soltou a corda e, parece, liberou o algoritmo. Assim, elas estão bombando atualmente. Eu já estou testando as ENQUETES há quase um ano (desde fev 2021) e vou contar minha vivência PRÁTICA nesse período beta, que tem sido interessante. Ao que tudo indica, a funcionalidade passou no teste e prova de fogo.

BIZU DO LINKEDIN
Com 740 milhões de usuários no mundo e cerca de 50 milhões no Brasil, a testagem em grupos fechados ou mais amplos tornou- se uma prática da rede social. Vide o caso das LIVES, stories, newsletter e, agora, a enquete. Recentemente, FIQUEI SABENDO que na Europa já estariam avaliando a possibilidade de algo em áudio na rede social, uma espécie de PODCAST do LINKEDIN. Fato é que essa rede social, como eu digo, PROFISSIONAL, não para de crescer e se reinventar.
Claro – não é perfeita e eu também vivo fazendo críticas, algumas até vão desfilar por aqui, diretas ou em alfinetadas necessárias. Alguém tem que falar, não?

FOCO NA ENQUETE ZÉ NASCIMENTO
– Você já usou o recurso da enquete do LINKEDIN? Ainda não!

Olha, se essa foi a sua resposta, com certeza você já foi impactado por algum bom curioso de plantão, como gosto de dizer. Ah, sem problemas e já confesso: – EU SOU UM DELES.
Com ‘testador’ das novas funcionalidades, por conta da construção de estratégias digitais, das mentorias e aulas de LINKEDIN, nem poderia ser diferente.
Tenho uma coleção de dados e informações que elas já me geraram de forma rápida, fácil e, gratuitamente. Lembrando – são amostras. No próprio LINKEDIN você pode acompanhar um artigo meu, mais amplos sobre as enquetes.

TUTORIAL BE-A-BÁ
Do ponto de vista operacional, fazer uma enquete no LINKEDIN é muito simples. O recurso está disponível tanto para usuários de smartphones (basta clicar no sinal de +, para nova publicação e buscar enquete) e no desktop. Neste caso, vai no feed, clica em começar publicação e pede para adicionar enquete. Abriu?

DICAS DO TOP DE GESTÃO
1. Antes de sair postando, invista um tempo e ESTUDE o assunto;
2. Escolha um TEMA que seja de interesse do seu negócio;
3. Liste quais são as principais DÚVIDAS ou questões a serem abordadas;
4. Estabeleça uma PERGUNTA central a ser feita;
5. Liste, de forma inteligente, até 4 possíveis RESPOSTAS;
6. Faça um bom texto de abertura. CONTEXTUALIZE o assunto. Peça colaboração da rede;
7. Aproveite bem o resultado da sua enquete: COMPARTILHE o resultado, faça um post ou artigo trazendo os dados e uma análise.

Gostou das dicas? São simples, mas podem AJUDAR a construir perguntas assertivas. Lembrando, mais uma vez, que só podem ser colocadas até quatro questões, quantidade que inclusive vem sendo criticada e, a meu ver, com razão. Sinceramente, não entendi o motivo. Q
Quanto ao período, a enquete pode ficar aberta de um a sete dias.


UMA DAS MINHAS EXPERIÊNCIAS
Tenho dado aulas em cursos de pós-graduação e feito palestras e mentorias falando sobre tendências, criatividade e inovação. A base é meu livro, TOP DE GESTÃO – MUNDO 6.0, onde falo de empreendedorismo, gestão, liderança, comunicação e startups. Para tirar uma temperatura, antes de um treinamento, lancei esta enquete, que foi vista por mais de 120 mil pessoas (base dez – 2021) e, ainda, teve quase 3.200 votos. Destaque ainda para as reações e comentários, provando que as pessoas querem participar das conversas nas redes sociais.
Sobre os resultados, considerando, claro, o audiência do Linkedin, foi revelador: 34% ainda acreditam que precisam crescer no quesito CRIATIVIDADE e 66% dos que participaram da amostra se consideram pessoas criativas. (Para mais cases acesse meu artigo no LINKEDIN)

Mas, agora mesmo, observando dois amigos, o Paulo Fernando Silvestre e o João Paulo Pacífico, vi que as enquetes que fizeram tiveram mais de 2 mil respostas, sem falar da riqueza gerada nos comentários. O primeiro trouxe uma questão relacionada ao UBER e o segundo falou sobre as taxas de juros cobradas pelos bancos.

NÃO TEM MÁGICA
Bem, vira e mexe tem um desses mágicos prometendo:
– Vou te ensinar a bombar nas redes.

Sempre digo que tenho minha própria receita e é GRÁTIS: para saber sobre alguma coisa em qualquer REDE SOCIAL, teste, pilote e faça o seu próprio laboratório.

Seja seu próprio guru. Ah, vamos conversar por aí. Estou no YOUTUBE com o TOP DE GESTÃO, que deu origem ao meu livro MUNDO 6.0 , no Linkedin (leia mais sobre as enquetes por lá – falei até de vários resultados de enquetes que fiz) e ainda no instagram do TOP DE GESTÃO.

Pra encerrar, pedi a opinião de alguns amigos dos LINKEDIN sobre as enquetes, que deixo num outro artigo aqui no blog do SITE.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Continue Lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat